quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Fiat apresenta hoje projeto de nova fábrica de motores em Pernambuco





Fábrica da Fiat já mudou a realidade da pernambucana Goiana

fonte:motor dream e diário de permanbuco



Representantes da Fiat apresentam hoje (26/12/2012) ao governador Eduardo Campos o projeto de construção da fábrica de motores da montadora dentro do complexo industrial do Polo Automotivo de Goiana. Anunciada pelo presidente da Fiat no Brasil, Cledorvino Belini, na semana passada, a fábrica terá investimentos de R$ 500 milhões. Será construída em uma área de 50 mil metros quadrados, empregando 550 trabalhadores.

A capacidade de produção será de 150 mil unidades por ano de uma nova família de motores, de nova geração. Segundo o comunicado divulgado pela Fiat, os motores que serão produzidos em Goiana a partir de 2015 atenderão às exigências de eficiência energética previstas no programa Inovar-Auto e outros mercados de exportação. O projeto da nova fábrica será apresentado em uma solenidade marcada para começar às 14h30 no Salão de Eventos, na sede provisória do governo do estado, no Centro de Convenções.

O anúncio da nova fábrica foi feito durante encontro com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto, em Brasília. Na ocasião, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, destacou a necessidade de investimentos para ajudar o crescimento do país em 2013."Para nós é muito importante que, no próximo ano, o Brasil tenha um alto nível de investimentos. Temos que alcançar um crescimento de investimento da ordem de 8% em relação a esse ano, e os vários setores produtivos têm que colaborar e mostrar como vamos alcançar essa margem", afirmou.

Já o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Márcio Stefanni Monteiro, afirmou que uma fábrica como essa tem potencial para fabricar até 400 mil unidades como forma de atingir o ponto de retorno. “Serão os motores mais modernos do mundo. A gente espera que essa fábrica atenda a outras montadoras da Fiat, inclusive fora do Brasil.” 

De acordo com a Fiat, a implantação da fábrica de motores é parte da estratégia de construir um complexo automotivo integrado junto à montadora de automóveis em Goiana. Serão 14 fornecedores (sistemistas) de primeiro nível, centro de capacitação e treinamento, centro de pesquisa e desenvolvimento, pista de testes e campo de provas. Serão 4,5 mil empregos na montadora, que deve começar a operar em 2014 produzindo entre 200 mil e 250 mil automóveis/ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário