segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Bahia abrirá mais de 50 mil vagas em 2013


 imagem:google images.texto do correio da bahia



Se você pretende conseguir um bom emprego nos próximos meses, preste atenção na lista a seguir: construção civil, crédito imobiliário, indústria automotiva, indústria naval, logística (ferrovias, portos e aeroportos), mineração, turismo, comércio, energia e petróleo e gás. Essas são as áreas que mais prometem contratar em 2013. Juntas, elas devem criar nada menos que 53 mil postos de trabalho somente na Bahia ao longo do ano que se aproxima.
Apenas na construção civil, lançamentos do mercado imobiliário e obras públicas de saneamento devem gerar pelo menos 10 mil postos, segundo previsão do presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA), Carlos Roberto Vieira Lima.
“A maioria dos empregos deve ser gerada por obras pequenas de saneamento em áreas públicas e também em lançamentos de condomínios populares do programa de habitação Minha Casa, Minha Vida”, prevê.
O mercado imobiliário, em franca desaceleração, deve voltar a crescer e lançar mais no ano que vem. Segundo o presidente do Sinduscon, haverá vagas em todos os níveis, desde oficiais como pedreiros, ajudantes de pedreiro, carpinteiros, eletricistas e encanadores  até a técnicos em edificações e engenheiros.
Outro setor que deverá empregar bastante  será o turismo. Com a Copa das Confederações, no meio do ano, os hotéis, bares, restaurantes, agências de viagens e produtoras de eventos prometem “abrir a torneira” das contratações. “Pelo menos 10 mil empregos  serão gerados”, prevê o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, Silvio Pessoa.
Segundo ele, serão criadas vagas como garçons, recepcionistas, camareiras, além de outros postos relacionados à produção cultural. “O inglês e outros idiomas estrangeiros são requisitos essenciais para a maioria desses postos”, alerta aos interessados.
Empreendimentos 
O coordenador estadual do Sine Bahia, Hildásio Pitanga, acrescenta que a chegada de empreendimentos na indústria naval e automobilística, além dos setores de mineração, meio ambiente, logística e energia deverão gerar muitas vagas. 
Como exemplos, ele cita a instalação da fábrica da Jac Motors, em Camaçari; a construção do Estaleiro Enseadas do Paraguaçu, em Maragojipe e a construção da Ferrovia Oeste-Leste, que ligará Ilhéus, no Sul da Bahia, a Figueirópolis, no Tocantins.
Outro destaque no setor de serviços será a chegada de uma joint venture entre a IBM e a Caixa, que prestará consultoria na área do crédito imobiliário. Entre as vagas, haverá oportunidades para auxiliares administrativos, financeiros e operadores de telemarketing, por exemplo. Conhecimentos em idiomas estrangeiros serão exigidos em algumas ocupações.
Atento às oportunidades na construção civil, o jovem Jaílton Dias,  25 anos, fez o curso de técnico em edificações, do Senai, e conseguiu dar um salto na carreira. “A busca por conhecimento mudou minha vida profissional e hoje me sinto realizado”, conta.
Aliando os estudos à atuação profissional na área, ele conseguiu inventar a “pisadeira”, aparelho vibratório usado para assentar revestimento cerâmico. Já formado como técnico, hoje ele trabalha na área e já pensa até em fazer um curso de Engenharia Civil. “Conhecimento nunca é demais”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário